quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Contribuição dos negros para a história

OS negros chegaram no Brasil no século 16 para trabalhar como escravos em engenhos de açúcar, em fazendas de criação, arrais de mineração, sítios extrativistas, plantações de algodão e fazendas de café. Esses escravos trabalhavam sem direitos e viviam nas senzalas.        

Muitos homens lutaram pelo fim da escravidão. Nos últimos anos, o número de quilombos aumentou consideravelmente, e quando a Lei Áurea foi assinada, grande parte dos escravos já estava livre.

Nomes: AISLAN, NILTON, LUIS, CELMA

Contribuição dos negros para a religião

A cultura negra é inestimável para a formação brasileira porque apesar da opressão que sofreram (que veio de diferentes tribos da África), se uniram em busca dos seus ideais.

            Os negros faziam promessas aos santos. Eram pagos com sacrifício os pedidos feitos aos Deuses e espíritos em troca de oferendas.

            Nos séculos XVI e XIX os negros não tiveram liberdade para praticar os seus cultos religiosos porque os portugueses achavam o ato demoníaco.

            Para continuar seguindo sua religião os negros passavam a associar os orixás aos santos católicos. Esse ato é chamado de sincretismo religioso. Em diferentes regiões afro-brasileiras recebem nomes diferentes: no Nordeste é o Tambor-de-Mina Maranhense, o Xangô Pernambucano, na Bahia é o Candomblé e no Rio de Janeiro e São Paulo prevalece a Umbanda.

Nomes: VANESSA, CRISTIANE, LUIZ CARLOS

Contribuição dos negros para a alimentação

A influência africana na dieta do povo brasileiro é grande.

Muitas técnicas de preparo e ingredientes foram de origem indígena com adaptações por parte dos escravos. A feijoada é um exemplo disto. Já era conhecida pelos portugueses e foi adaptada pelos escravos. Na falta do inhame usavam mandioca. Sem as pimentas africanas introduziram o dendê.

A cozinha africana privilegia os assados ao invés das frituras. O caldo é um item importante vindo do alimento.

Nome: WAGER, LUCIO, TIAGO, ANÁLIA

Contribuição dos negros para a cultura

Os negros contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança e música.

Em toda a formação cultural do Brasil encontramos técnicas de trabalho na música e na dança.

O berimbau e o afoxé são instrumentos utilizados para criar ritmos que acompanham os passos da capoeira.

A arte chama a atenção pela sua forma e estilos. Nas pinturas e esculturas.

Um dos costumes que dominam o Brasil inteiro é a capoeira. Esta arte de dança é a luta que veio dos primeiros africanos a pisar no Brasil; hoje é praticado em diversos estados, espalhados por todo o país.

Nome: Mário e Simone

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Contribuição dos brancos para a cultura

Os jesuítas ensinaram a cultura aos índios no Brasil.

Eles usavam danças, teatro, festas, literatura, festas juninas, natal e festas da padroeira das cidades.

Os jesuítas encenaram passagens da Bíblia. Isso mostra a importância da arte na educação.
Isso resultou na cultura que nós brasileiros temos hoje.

Os portugueses são os responsáveis pela presença de viola no Brasil. Por isso a viola ficou conhecida pelos gaúchos, candangos, paulistas, mineiros e paranaenses e música sertaneja raízes mais tarde.

A música sertaneja é a mais conhecida do Brasil.

Outra presença da cultura portuguesa no Brasil são as danças. . Chegaram as barcas, marujadas, naus e fandangos.

O som da viola quando o caboclo sabe tocar uma viola bem repicada é muito bonita para nós brasileiros nos deliciarmos!

Nome: Julião, Nerivânia e Maria Alves

Contribuição dos brancos para história

Os portugueses saíram em busca de riquezas e chegaram ao Brasil em 22 de abril de 1500. Exploraram os bens naturais como ouro, diamante, minerais, pau-brasil e café.

Os portugueses usaram os índios e os negros para o trabalho escravo, e trouxeram influência da língua portuguesa.

Festas como o carnaval e festa junina.

A maioria das bandeiras era composta por brancos, por índios e negros (escravos e aliados) sendo os brancos eram os capitães da bandeira.

Nome: Ronaldo e Rosa Cleide

Contribuição dos brancos para alimentação

Os portugueses chegaram aqui no Brasil em 1500.

Trouxeram temperos importantes como o sal, canela, erva-doce, o cravo-da-índia, também o gado, porcos, e outros; as bebidas como a cachaça e o vinho. Os índios odiaram a comida européia, que até cuspiram o que foi oferecido.

Os portugueses introduziram espécies novas de plantas na colônia, atualmente identificadas no Brasil como jaca e manga.

Nome: Isabel e Maria da Conceição.

Contribuição dos brancos para educação e religião

Os portugueses trouxeram a religião católica com a intenção de converter os índios. Os responsáveis por esse trabalho eram os padres jesuítas. A educação era feita através da catequização, mas não só a religião católica, a literatura e o teatro.

Curiosidades: Os jesuítas perceberam que era mais fácil ensinar os índios jovens, os chamados curumins, porque os adultos tinham resistência em abandonar seus hábitos. Para tornar o trabalho mais agradável organizaram festas, procissões e representações teatrais para educá-los.

Nome: Zilda, João, José e Cícero

Contribuição indígena para alimentação

Uma herança e um conhecimento.

Os índios nos deixaram heranças nos hábitos alimentares, os índios só comem alimentos naturais, com eles aprendemos as técnicas de caçar, pescar, plantar e colher.

A mesa farta que temos de hoje é herança indígena como: caju, abacaxi, banana, maracujá, mandioca, milho e a batata doce, etc.

O milho e a mandioca são as principais heranças alimentares. Com o milho e a mandioca podemos preparar uma variedade de pratos como: Bolo, tapioca, cuscuz, curau, farinha, etc.

Aprendemos a comer peixe de varias formas: cozido, frito, assado e cru, é um hábito passado de geração pra geração.

Hoje infelizmente a herança da alimentação natural não é totalmente cultivada pelos índios e brancos devido à mistura de cultura crescimento da população.

Nome: Maria Adrina, Aldenir Fábio, Margarida, Maria Alves, Davino.

Contribuições indígenas para cultura.

Com os índios aprendemos a respeitar o meio ambiente, usar a pintura de rosto e corpo retirando a tinta da natureza e do barro.

Aprendemos a usar brincos, piercing, brincos de penas, pulseiras, colares, cestos de palha, cerâmica, canoa, esculturas, vasos de cerâmicas, ossos de animais e conchas.

Os povos indígenas nos ensinaram usar cuias, pratos, panelas, potes e cachimbos, utilizados em cerimônias religiosas.

O barro, as fibras, as tintas são extraídos de plantas, para fazer os utensílios da casa. A música e dança estão sempre presentes nas festas. Os índios fabricam instrumentos como flauta de osso e tambor.

Todo material produzido pelos índios é carregados de valores estéticos e sociais.

Nomes: Ana Lúcia, Antônio, Arnaldo, Maria do Carmo.

Contribuição dos índios para educação do povo brasileiro (2)

Quando os portugueses chegaram no Brasil, os nativos já estavam aqui. Os portugueses deram o nome para os habitantes de índios, porque achavam que estavam na Índia.

Os índios tiveram o primeiro contato com os portugueses. O contato foi de muita estranheza porque cada grupo tinha seus costumes.

Os portugueses quiseram explorar as riquezas do Brasil e escravizar os índios. Os índios se revoltaram e lutaram contra a escravidão.

Nesse processo muitos morreram, por causa das lutas e das doenças que tiveram através do contato com os brancos. Os índios fazem parte da nossa história.

Eles aprenderam com os brancos e também ensinaram, participaram e contribuíram para formação do povo brasileiro.

Nomes: Claudinia, Vilmaci Santos, Irlene, Petrônio  

Contribuição dos índios para educação do povo brasileiro.

Contribuição para educação dos Índios para o povo brasileiro.

Educação dos Índios

Os índios contribuíram com a educação dos seus filhos para que eles venham assumir seu lugar, quando seus pais morrerem.

Os pais ensinam a pescar e a caçar. A diferença da educação dos índios para a nossa é que não existia escola para os índios, eles seguiam os ensinamentos dos próprios pais.

A religião foi forçada, eles acreditavam em um só Deus, que criou o sol e a lua. Os portugueses forçaram os índios a acreditar no Deus deles, seguindo a religião católica.

Nomes: Manel, Francisco, Rina, Regina, Cláudia e Ivone

Contribuição dos índios, brancos e negros na identidade do povo brasileiro

Trabalhos de pesquisa e redação sobre a contribuição que cada etnia deixou ara a identidade do povo brasileiro. Trabalhos feitos em ago/2010.

São alguns tópicos principais: Alimentação, Arte, Cultura, Educação, História e Religião.

Após a elaboração dos trabalhos manuscritos, os alunos digitaram os trabalhos e aprenderam a fazer as correções de gramática e ortografia no editor de texto.