terça-feira, 14 de setembro de 2010

Descrição do Projeto

Para o projeto deste ano, após ouvir os alunos sobre os temas de interesse, chegamos a definição do tema “A diversidade através de obras de artes”.

Pensamos em contemplar os temas escolhidos pelos alunos, como história do Brasil, a formação e importância do povo brasileiro, através de obras de arte.

As obras de artes selecionadas serão as fontes disparadoras de pesquisa sobre as obras de pintores nacionais das mais variadas épocas e tendências. Entre os nomes presentes, destacaremos em nossa pesquisa: Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi, Anita Malfati, Gustavo Rosa, Almeida Junior, Candido Portinari entre outros.

Neste contexto, a abordagem para este projeto interdisciplinar será o trabalho com a história e geografia. Faremos blocos de pesquisa para enfatizarmos: o povo brasileiro, as terras, as lutas sociais e os sonhos.

O nosso mundo foi historicamente, constituído a partir da fusão de muitas etnias, caracterizada pelos diferentes fatores culturais, como: tradição, língua, identidade e as características biológicas na formação do nosso povo.

A grande diversidade étnica que constituiu o mundo, longe de ser um problema, resultou em uma riqueza cultural que se expressa por intermédio das artes, da música e, principalmente, da culinária, das crenças, dos costumes e da cultura em geral.

Por isso, apresentar o tema aos nossos alunos, para socialização e reflexão desta riqueza de heranças e respeito à sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário